Tuesday, May 31, 2011

Mulheres e o Sr Santo Cristo - Women and Santo Cristo



 As mulheres tiveram e continuam a ter um papel fundamental na historia da veneração ao Sr. Santo Cristo. Tudo começou com a fé e dedicação de uma mulher – a Madre Teresa – jovem do concelho da Ribeira Grande que ao retirar a imagem e a devoção ao ECCE HOMO do esquecimento trazia para além mundo este culto religioso. E um dos casos aconteceu na cidade de Toronto, onde as festas decorreram no passado fim-de-semana na Igreja de Santa Maria.
Aqui ficam algumas fotos.

  have had a key role in the history of the veneration of  Santo Cristo´s. It all started with the faith and devotion of one young woman - Mother Teresa D`Anunciada - the young nun from the municipality of Ribeira Grande, ialand of S. Miguel Azores, who took her devotion to the ECCE HOMO to new heights.
Women
With immigration from S. Miguel this religious devotion became part of the community. Every year Santo Cristo is celebrated u«in May at the Church of Santa Maria.


Young teens are in numbers





Candles are carried in devotion to pay promisses



Women´s Santo Cristo´s association




In the procession



Humberta Araújo
www.iamfuture.blog.ca

Once again Olga Rodrigues president Casa das Beiras

 

A pouco e pouco os jovens começam a entrar nas colectividades da diáspora. Em Toronto, a jovem Olga Rodrigues, decide continuar na frente dos destinos da Casa das Beiras por mais um mandato.

With a young team Olga Rodrigues wants to give more voice to youth in her organization and give a chance to young people to show what they can do.




Olga Rodrigues, é uma jovem que regressa para um segundo mandato à Casa das Beiras para durante mais um ano apoiar esta colectividade e imprimir a sua liderança, que já começou a fazer história no clube agora com uma direcção composta por muitos jovens e onde um n
A nova direcção que foi dada a conhecer no passado sábado fica agora assim composta:
na assembleia geral a presidência foi para Adelino Sales, coadjuvado pelo vice-presidente António Santos e secretario José Valentim; O conselho fiscal está agora sob a responsabilidade da presidência de Alberto Costa, apoiado pelo vice-presidente Fernando Rodrigues e na secretaria Jason de Sousa.
A direcção executiva presidida por Olga Rodrigues é apoiada respectivamente por João de Sousa, Carlos Mesquita, Steven Silva, Jennifer de Sousa e Alice Martins nos pelouros da vice- presidência, tesouraria e secretaria; as relações públicas contam com uma cara conhecida do clube, Bernardino Nascimento e com Samanta Sousa; a cultura fica sob a direcção de Lúcio Oliveira e João de Sousa enquanto que a comissão de festas é constituída por Dina Frade, António Frade, Fernando Guedes, Manuel Silva, Scott Oliveira, Jennifer Machado, Pedro Silva, Irene Silva, Vanessa Machado e Pedro Pavão.
A jovem que tomou à sua conta a responsabilidade por mais um ano dos destinos da Casa das Beiras Cultural Community Centre de Toronto está consciente dos desafios, mas acredita que este ano algumas das dificuldades de adaptação já foram ultrapassadas e que o movimento jovem que se juntou ao clube representa um motivo para continuar e responder ao desafio com entusiasmo.
Construindo nas bases jovens lançadas durante o último mandato, Olga Rodrigues quer aprofundar a relação do clube com a juventude, que vai poder levar à pratica algumas das iniciativas pensadas nos últimos meses.
."A relação com os jovens aprofundou-se e muitos decidiram juntar-se a nós. Por isso temos mais juventude nesta direcção e em posições de destaque, o que é realmente importante" destacou Olga Rodrigues.
Nesta nova direcção é possível notar uma maior percentagem de mulheres em órgãos decisórios.
“Mulheres nesta organização em lugares de direcção eram muito poucas. Esta é uma realidade que começamos a mudar. Os homens nesta colectividade estão à vontade com esta mudança e dizem mesmo que chegou a altura. As mulheres tiveram sempre um papel importante mas sempre na retaguarda. Mudar tal requer também muita coragem por parte delas próprias.”
A sua passagem pela Casa das Beiras não foi desprovida de dificuldades e desafios, muitos já ultrapassados. A experiência, acredita Rodrigues vai tornar mais fácil o seu trabalho por mais um ano.



A jovem presidente reconheceu o trabalho de todos que durante a sua estadia nos corpos directivos a formaram e a ajudaram nas suas tarefas, para as quais muitas vezes não se sentia preparada. “Muito se aprende no trabalho diário e enfrentando um a um os problemas que surgem. Quando começamos nestas organizações não temos no início uma ideia clara do que cada uma das posições numa direcção exige ou espera de nós. Quando iniciamos o trabalho não temos consciência clara de que estar numa direcção de um clube envolve muito.”

Apelos à união e inter-ajuda entre sócios e amigos para um regular funcionamento da colectividade foram ouvidos na sala do clube, num jantar que reuniu vários sócios e amigos que assim quiseram conhecer de perto a equipa que vai liderar a Casa das Beiras. Adelino Sales presidente da assembleia-geral, foi uma das vozes que ao agradecer a confiança depositada em si por Olga Rodrigues deixou o alerta para que todos se unam e ajudem a colectividade “que já chegou a um nível do qual nos devemos orgulhar”, disse.
O mesmo apelo foi ecoado pelo secretário das Relações Públicas Bernardinho Nascimento, que disse estar sempre disposto para ouvir  qualquer associado que pretenda dar voz a preocupações ou a ideias.
A Casa das Beiras, é hoje uma colectividade mais rica pela juventude e por saber integrar no seu poder de decisão aqueles membros, nomeadamente mulheres, que ano após ano dão o seu tempo, dedicação e trabalho ao seu clube do coração.

                                                        Publicado in Sol Portugues, Toronto.

úmero recorde de mulheres ocupam lugares de destaque nos corpos gerentes da Casa das Beiras Community Centre of Toronto.